quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

OS MISERÁVEIS


Se tem uma coisa difícil de se falar é sobre a miséria nossa de cada dia. Aquela feia, mesquinha, que a gente esconde de tudo e de todos. E aquela que nos faz sentir tão pobres, mas tão pobres, que nem temos nada pra falar.
Reparem que me incluí aí sem sentar em meu próprio rabo pra falar da vida alheia. Humana que sou. Humanos que somos, eu, você, eles todos. Todos. Cada um com sua migalhinha bem alimentada.
Tem miséria pra todo mundo. Uma fartura só.
A miséria de optar investir na doença, e não na saúde. Essa é conhecida dos médicos, que entendem tudo da primeira, e absolutamente nada da segunda.
A miséria de reclamar da vida quando passa por um pobre coitado. De ter sempre uma dor ou cicatriz mais grave que a do outro quando a dele ainda sangra. "Ah, mas o meu caso é bem pior", repetem os mártires.
A miséria de não conseguir ver o sol, o mar, a montanha, as nuvens.Não mudar quando é lua cheia. E se achar tão grande que nada disso basta. E se saber tão ínfimo que nada disso alcança.
A miséria de chegar perto do Natal e sair comprando, investindo pesado, em bens duráveis. Plástico. Plástico de todo tamanho, toda cor, todo jeito. Plástico com luz colorida, com fita brilhante. Mas plástico. E não conseguir olhar o outro por 1 minuto sequer. Ai essa gente que se aproveita da miséria...
Falar de miséria é tão difícil que dá até uma certa depressão. Uma insuficiência. Uma sensação de falência. Aquele "eu não consigo, eu não posso, eu não tenho" tão característicos dessa danada que vai tomando conta da alma por mais que a pessoa tenha a conta bancária recheada. Fica sempre muito pouco.
Nem falo aqui de políticos que desviam verba e compram ilhas. e juntam quantias que, nem que o cara vivesse 480 anos, conseguiria gastar.
Nem falo aqui do lixão, dos que não tem o que comer e catam a sobra dos outros pra viver.
A miséria d´alma é a mais difícil de combater. A miséria da alma entorpecida de anestésicos, que repete aos quatro ventos uma sensibilidade além do suportável. "Ah, o meu caso... Ah, como eu sinto...Ah, como sofro.... Ai de mim, ai de mim." O coro grego repetindo o escolhido/esquecido dos deuses.
Em épocas de fim de ano, de fim de mundo, de fim dos tempos, é bom pensar no que se quer salvar. Ou deixar de lembrancinha.
Plástico? Plástica?


3 comentários:

Miriam Esperança disse...

Em meio a tantos fins e renascimentos a minha miseria gostaria de levar comigo. Gostaria de deixar para SoraYa o gozar por que esse não polue não maltrata e se funde em si mesmo. Grande beijo queridissima pessoa que me traduzir muito em convivências humanas. O nosso elo era a psicanalise e tornou-se emoção de vidas, um ato de transformar palavras vividas.

Anônimo disse...

Miséria está no amago do ser humano.
Concordando com o vosso blog e acrescentando que a globalizaçao apenas digitalizou a pobreza.
Lembro, também, que nao existe um simbolo para a miséria. Seria a falta de contato social, material ou espiritual?
Mas no meu ver a pior miséria é a omissao.
Parabéns Soraya, te adoro sem miséria!

Anônimo disse...

Cut almost all the way up to one of the side edges, but not quite. Keep about the same distance between each cut. (This might not be suitable for thicker paper, since the number of layers makes it difficult to cut through.) When you unfold the triangle into a larger triangle, it should look like the photo at right..
[url=http://www.mulberryhandbags2013.co.uk/]Mulberry Outlet UK[/url]
Another thing to keep in mind is that both men and women are emotional creatures who base the majority of their actions on their feelings. Still, upon close examination, it becomes apparent that men often try to hide their emotions by rationalizing them with makeshift logic that doesn't always make sense. Ever wonder why men often act in ways which are very confusing, and can sometimes seem dishonest? Well, that facet of male psychology has a lot to do with it..
[url=http://www.onsalemulberrybags.co.uk/]Mulberry Outlet[/url]
Public Communication has enjoyed a big boost with the advent of the Internet and is one of the biggest beneficiaries. Through this medium, they are now reaching more people more efficiently with more effect. It constitutes a list of all arrestees with their personal details plus other information surrounding the incidents together with the ensuing charges if any.
[url=http://www.somulberryoutlet.co.uk/]Mulberry Bags Outlet[/url]
Clutter and feng shui can help each other out no-end. The impression your house gives to others is usually a reflection of the way visitors look at you ( whether this be a wrong thing or not ). A family can be a much more content unit if the clutter problem is finally sorted out..