quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Pra quê?

 


Quando eu era criança, às vezes, minha mãe me levava ao teatro. Geralmente eu odiava. E questionava:

- Mas eu fiz dever de casa, não baguncei a casa, deixei você dormir até mais tarde e nem bati nos meus irmãos dessa vez. Por quê?

Eu odiava devido a um padrão que hoje julgo desrespeitoso em relação às crianças, que é tratá-las com tatibitati, como se incapazes fossem.

Até que fui a um teatro realmente bom, e quis voltar no dia seguinte, e ainda levar os amigos. O nome da peça era "Super Zé", do saudoso diretor Dácio Lima.

Havia uma personagem enorme que se chamava Burocrata, acho... e o herói, Super Zé, lhe perguntava o que ele estava fazendo.

- Estou carimbando. - ele respondia.

- E pra quê?

- Pra ficar carimbado, ora bolas.

Eu, criança, morria de rir do ridículo do burocrata. 

Décadas depois, eu trabalhava em uma creche como voluntária e participava da adaptação das crianças ao local. Uma delas esperneava e chorava, enquanto perguntava à mãe.

- Por que você tem que ir embora?

- A mamãe precisa trabalhar pra ganhar dinheiro.

- Pra quê?

- Pra comprar presentes pra você.

- Mas eu não quero presentes. Eu quero você.

Será que só as crianças entendem essas questões?

Ou seria muito perigoso para o mercado* perguntar?


FELIZ ANO NOVO BEM NOVO PRA VOCÊS. 

Novo como criança.


"Mas o que salva/ a humanidade/

É que não há quem cure/ a curiosidade"             

                                    TOM ZÉ



10 comentários:

Marcia Dias disse...

👏🏻👏🏻👏🏻

Anônimo disse...

Q delícia esse questionamento q vem p alma!Adoro seus textos!

Andréa Espinola disse...

Sinto um ar fresco! Obrigada!

Anônimo disse...

Pois é, pra quê?

ADRIANA APARECIDA BRITO disse...

Bora trazer essa criança, Feliz Ano Novo criançando na vida.

Anônimo disse...

Muito bom! E viva o Devir criança!

Dora Costa disse...

Meu comentário saiu como anônimo. Acho q esqueci algo.

Miriam disse...

Então é isso? Tem celebração quando um número sai e entra outro, fica todo mundo feliz, mas esse ano vai ser o número 3 gosto muito do formato da escrita 😁

Anônimo disse...

"Agente não tem que ter muito, agente só precisa ser mais."

Anônimo disse...

A criança é livre,tão livre.