sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

ESSA VIDA AINDA VAI MATAR VOCÊ

Baiano é bicho engraçado.
Passa dez anos definhando numa cama. Fralda geriátrica. Sopa na boca. Máquina desligada. E quando finalmente descansa - é que baiano se cansa muito - o povo diz: "Fulano morreu de repente. Assim. Do nada. Puff! E se foi. Assim. Sem mais nem menos."
Conheci uns casos de suicídio mais ou menos parecidos.
As pessoas querendo soluções rápidas. Um amor. Um remédio. uma cura do vício. Um milagresinho assim. Pequenino. Mas potente. Um salva-vidas básico.
E a solução passava no focinho e elas nada de perceberem.
Ficavam lá. Presas em suas vidinhas tristonhas. Curtindo uma dorzinha cativa mantida à ferro e fogo.
"Não ouse acabar com meu sofrimento. É a única coisa que tenho."
Aí tem horas que só o suicídio mesmo.
Não o literal. Sem chance. Sem volta.
Mas um suicidiozinho besta. Assim. só prá variar.
Daqueles que mata uma parte, só prá ver no que dá.
Daqueles que a gente não tem a menor ideia do que vai dar, do que sobra, do que resta.
Só sabe que é outra coisa diferente do que era.
Sabe o Fulano?
Morreu.
Assim... De repente...
Sobrou eu.
Serve?

3 comentários:

Rogério Silva disse...

Oi Soraya

É claro que serve, e não estou considerando sobra. Serve porque é capaz de ser tudo isso que aparece e ainda sobra. Nem quero saber se é a vida ou se é a morte. O que interessa é que se oferece.

Vivemos sob o império do lema: “farinha pouca meu pirão primeiro”. Não importa se trata do sistema capitalista, da política, da religião ou simplesmente da família.

Quem se oferece?

Ninguém. Está todo mundo ligado na TV do seu mundinho. Na sua própria novela. No seu próprio noticiário, que não dá nem pra trocar de canal.

Seu texto me fez lembrar um que já escrevi, faz tempo, “quero simplesmente parar de viver” (link: http://pontodeencontroblog.blogspot.com/2008/09/quero-simplesmente-parar-de-viver.html).

Depois me vi obrigado a escrever um comentário, face os comentários que recebi (http://pontodeencontroblog.blogspot.com/search/label/Coment%C3%A1rio).

Belo texto!

Quero ler outros do mesmo quilate!

Beijos!
Rogerio

Miriam Esperança disse...

É alguem tem que ser culpado dessa merda, não sei por que essa melancolia europeia, sobresaiu a alegria dos africanos... ai deu isso uma preguiça medonha de ter energia fora da folia e da festa profana kkkkkkkkkkkkk. Alias bahiano se anima quando a festa é naquele periodo que a igreja guarda como tempo de recolhimento e oração eta povo danado.

Unknown disse...

eu sem pre me suicido!