sexta-feira, 20 de abril de 2007

DO INFERNO...



Nunca conheci ninguém que tivesse mau gosto!!!
Essa frase, a princípio, pode parecer estranha diante da cafonice do mundo. Diante das desigualdades e deselegâncias. Mas continuo batendo o pé e afimando: Não conheço - ou mesmo tenho notícia de - alguém que tenha mau gosto.
Todo mundo tá sempre afirmando por aí seus valores, sua sensatez, seu bom senso e clareza, sua capacidade de discernimento apurada.
Canibal é sempre o outro. Já dizia qualquer pesquisa antropológica em qualquer tribo que já se tenha notícia.
É incrível a capacidade do Homem (que me perdoem os politicamente corretos, mas acho esse termo mais interessante)de atribuir a outra pessoa as qualidades - e defeitos - com que ele não consegue lidar em si mesmo.
Citando o vesgo Sartre, "o inferno são os outros". Mas por que a gente não consegue ver com tanta clareza tudo de bom que esses outros têm prá oferecer?
E a gente sai pondo no outro a culpa de tudo de ruim que nos acontece. Seja esse outro o vizinho, o marido, a mulher, o filho, a cachaça, o demônio, o gen do mau humor...
E Deus, distraído que só ele, parece ter umas ausências na hora de nos defender. De nos livrar de todo mal. E faz questão de forçar a barra prá gente poder se deparar com o "inimigo".
Claro que é mais fácil colocar no outro o foco de ameaça. E sair pela vida, de arma na mão, exterminando tudo o que represente a alteridade. Mas a questão que levanto aqui é outra. A do encontro. A do reconhecimento do outro como necessário a nossa sobrevivência. Seja ela física ou psíquica.
Então tá feita a proposta. Que tal olhar pro lado um pouquinho e enxergar o que está a volta?

A propósito, essa sombra aí da foto é sua?

4 comentários:

natércia pontes disse...

oi meu bem. eu adoro o outro- principalmente se ele for barbudo e pagar a conta!
:P
que ótimo esse blog sorayinha!agora te visitarei sempre! e sem precisar subir a república do peru.
milhões de beijos e saudades da família magalhães.

Sem Cascas.blogspot.com disse...

A imagem aí do blog é minha, sim! E do OUTRO também!
Beijossssssssssssssssssssss
- escreve muito!
Adoro conversar com teus textos!
Mais beijos

Anônimo disse...

Lendo esse texto ai que paramos para refletir que acabamos sempre botando a culpa nos outros e as vezes ate desejamos que os outros nos tratem de certa forma, para que ai possamos expor seu defeito, que na verdade, provavelmente, é mais nosso do que dele. Mas é impressao minha ou cada vez mais jovens as pessoas se preocupam em julgar os outros,procurar seus defeitos?
Adoramos expor o defeito dos outros mas na hora que os nossos sao expostos parece que foi cometida a maior das heresias..nao é mesmo?
Adorei o blog

soraya.magalhaes@gmail.com disse...

Marcus Vinícius Borges,
quando a gente lê no jornal uma menina de 22 anos falando que "o jovem confunde liberdade com libertinagem" dá frio na espinha.
Concordo inteiramente com você. Cada vez mais cedo, umas estruturas congeladas e endurecidas, poquíssimo maleáveis, vão sendo mostradas por gente muito nova.
Cabe a cada um levá-las em conta ou nem considerá-las.
Bom, venha sempre.