sábado, 28 de abril de 2007

CALMARIA

Tem uma frase ótima do Veríssimo que diz mais ou menos assim: A vida é que nem novela! Tem 3 ou 4 dias importantes, o resto é só encheção de linguiça.
Veríssimo e vocês que me perdoem por eu não fazer a citação corretamente, mas fiquei com a essência.
Essa encheção de linguiça mencionada acima parece ser aquela enganação de vida que a gente passa por ela o tempo todo.
O Freud ficou muito tempo explicando isso, e se confundiu, e mudou de idéia, e voltou atrás - como bom pesquisador que era -, e foi adiante, e concluiu que a gente acaba repetindo muita coisa por causa do instinto de conservação. Em outras palavras, é mais ou menos assim que funciona: O sujeito vive uma experiência qualquer, e mesmo que ela dê errado, mesmo que traga sofrimento, mesmo que nem dê em nada, ele acaba por repetir essa experiência sempre, sempre, sempre, como se ela fesse a única forma, como se tivesse dado certo.
De certo modo, até deu, pois se desse errado ele morreria, e não poderia repetir.
E já que começamos com citações mal feitas, vamos pro Chico Buarque, e seu cotidiano, que fala mais ou menos disso.
Todo dia ela faz tudo sempre igual...
É engraçado como na versão do Chico ele canta beeeeeeeemmmmmmm de-va-gar, arrastado até, mostrando uma certa preguiça de fazer alguma coisa diferente. Fica um "prá quê mudar?" subentendido. Já na versão de Seu Jorge e da Lua parece um 'sempre igual' com um tempero meio TOC - transtorno obsessivo compulsivo - daqueles que ficam limpando e inventando trabalho ininterruptamente, parecendo atribuir certa nobreza e utilidade à existência, só prá poder ter desculpa de não ter dado chance ao diferente por pura falta de tempo.
E o que é que a gente realmente ganha com essa calmaria toda? Com essa falta de novidades diárias? Com essa pseudo-segurança de todo dia, que faz a gente aguentar casamento chato, emprego ruim, cidade barulhenta - ou silenciosa - demais pela eternidade afora.
O Freud já afirmou que era por causa da pulsão. Pulsão de vida, de conservação, que na nossa crença protege a gente da morte, garantindo nossa sobrevivência.
Mas a nossa crença é primitiva demais. E se não investigarmos suas causas passamos a vida sem viver. Só fugindo da morte.
E eu provoco aqui: Isso lá é vida???
É curioso como a gente é capaz de passar tanto tempo vivendo de um jeito, sem perceber que o tempo passa, sem possibilitar mudança nenhuma.
Nenhuma cena importante. Nenhum personagem novo. Nenhuma emoção. Essas, aliás, convém evitar. Afinal, o que fazer com elas depois?
E respondendo a isso, lembro de um filme antigo maravilhoso chamado 'Zorba, o grego', no qual o personagem de Anthony Quinn, que dá nome ao filme, oferece a seu patrão/amigo a seguinte pérola: "A vida é encrenca. Só a morte é sossego. Viver é procurar encrencas."
Acho que não preciso dizer mais nada.

essa foto bucólica DEMAIS aí de cima nos remete ao mito de Ulisses, que ficou uns 10 anos prá voltar prá casa depois que a guerra de Tróia acabou . Ele sofreu com a calmaria dos mares, que não o deixava sair do lugar enquanto ele não fizesse um sacrificiozinho.

6 comentários:

Lobocordeiro disse...

"A única certeza nessa vida é que iremos morrer um dia"

A morte tem sido encarada de formas diferentes por várias culturas. A nossa cultura ocidental moderna é tão obsessiva em prolongar a vida que acredita em "vida após a morte".

Os médicos e cientistas buscam, e encontram formas variadas de prolongar a vida (e o vigor da juventude). Mas a vida prolongada trás consigo a maldição da longa convivência...

Não somos mais caçadores-coletores, degladiando-nos em tribos, com um vasto mundo mundo a se descobrir e pouco tempo para isso. Pelo contrário. Vivemos em um mundo superpopuloso, semi-destruído, inseguro e consumista. Somos bilhões de pessoas, que agora vivem um montão de tempo, procurando um motivo para viver, mas apenas com a certeza (e o medo) de que vamos morrer. tentamos escapar desse medo, tornando nossa vida significativa e muitos de nós apenas morrem tentando.

Adorei seu texto

Bjus

Joana Mureb disse...

Agente vive procurando encrenca, e repetindo isso muito!!!
ai meu deus!rs

Eu adoro a parte q Ulisses para numa ilha cheia de ninfas q o obrigam a fazer coisas...

Adorei o texto!
bjs
juju

Anônimo disse...

Thank you for another excellent post. Keep rocking.

Anônimo disse...

You really make it seem so easy with your presentation but I find this matter to be really something that I think I would never understand. It seems too complicated and extremely broad for me. I'm looking forward for your next post, I'll try to get the hang of it!
[url=http://30gms.com/member/47325/ ]pink ribbon merchandise[/url]

Anônimo disse...

A male crab met a female crab and asked her to marry him near the ghd nz
store. She noticed that he was walking straight instead of sideways. Wow, she thought, this crab is really special. I can't let him get away .So they got married immediately.
The next day she noticed her new husband waking sideways like all the other crabs, and got upset. "What happened?" she asked. "You used to walk straight before we were married."
"Oh, honey, " he replied, "I can't drink that much every day."

[url=http://www.the-beatsbydre.com]beats by dre[/url]

Anônimo disse...

Generally I don’t learn post on blogs, but I would like to say that this write-up very pressured me to try and do it! Your writing style has been amazed me. Thanks, quite nice article.