terça-feira, 17 de abril de 2007

SIGA O CAMINHO DAS PEDRAS AMARELAS

Tem hora que tudo o que a gente quer é uma direção indicada.
Hora em que a escuridão toma conta de tudo, e angústia parece ser o único sentimento possível. "Eu não sei o que fazer da vida, não. Vou procurar alguém que saiba isso prá mim." E a busca pelo mapa, pelo caminho, pelo fio de Ariádne que livra do labirinto começa.
Cartomante, pai de santo, auto-ajuda, brincadeira do copo, placa de trânsito, oráculo, horóscopo, guru, biscoito da sorte,... Qualquer coisa que me dê um sinal de que não estou sozinho no mundo, e tenho alguém prá me orientar nessa deriva total que me encontro. E me perco.
Qualquer coisa que me mostre uma luz, uma lanterninha, um vaga-lume sequer.
E fica-se pelo mundo aprendendo simpatia, pulando sete ondas, dormindo com a cabeça no sereno e o pé na bacia. Tudo prá resolver aquele problema. Só aquele, que é o único empecilho prá felicidade chegar e tomar conta de tudo de vez.
Mas a gente não segue qualquer um não. Isso é que não.
O critério é rigoroso.
Parece que a gente procura justamente alguém que diga o que a gente QUER ouvir, por isso o crédito. Queremos correligionários no que já sabemos. Alguém que diga, com a própria boca, o que nós já tínhamos pensado, confirmando a nossa tese.
Claro que não há mal algum em sair por aí procurando respostas. É até bem louvável que se tome essa atitude. E às vezes a gente não pode mesmo seguir sozinho. Precisa de um empurrãozinho. Precisa acreditar que tem alguém segurando a nossa mão. Precisa saber que se gritar, alguém vai ouvir.
Outro dia li o que uma pessoa escreveu a respeito de psicanálise, como se o Freud tivesse afirmado um monte de coisas que ele jamais fez. O barbudo tá dando piruetas no túmulo até agora, fazendo inveja a contorcionistas chineses, brabo com mais uma pseudo-citação de sua obra. Segundo o que li, a função da psicanálise é mostrar a veradde pro paciente.
Fica a pergunta aqui:
Verdade de quem, cara pálida?
Fui tomada de cólicas e tonteiras sem precedentes. Não é justo. Não é justo.
Pois bem, eu dou uma palhinha do que seria a função da psicanálise aqui. Rapidinho, prá fixar bem.
Esse jeito de prestar atenção nas pessoas e seus afetos que Freud foi descobrindo e inventando trata justamente do contrário, da contra-mão. Ao invés de sair ensinando os outros a viver, como se alguém o soubesse realmente, melhor descobrir, junto com a pessoa, o melhor jeito de ela própria estar no mundo.
É só uma sugestão.
Às vezes trabalhosa, mas por isso mesmo muito mais atraente.

12 comentários:

Unknown disse...

Maravilha, Soraya! Ajuda é sempre bom, mas não é muleta. Aliás, é muleta sim, mas se você não souber o que fazer com a muleta, do que adianta? beijão

Tata Magnago disse...

Verdade está dentro de nós, cada um tem a sua. Também que cada um tem o seu jeito de buscá-la e/ou enxergá-la .... sim dá muito trabalho e concordo com você Soraya, o prazer de "tirar a poeira debaixo do tapete", vasculhar os lugares mais escondidos dentro de nós mesmos é sempre complicado, mas eu amo uma faxina (só não sei se mando bem)!

psiu disse...

Empurrãozinho é tudo! Mao na mão é demais! Poder contar desde que não sej transferência, é o máximo! É o que Freud fez. É o que você faz. É o que o mundo, acho, precisa reaprender que o "junto" é bem legal pois é circunstâncial tal qual, fazer só. Uma coisa não elimina a outra.
Ontem fiquei pensando nos níveis de consciência, ao contrário do que sempre fazemos pensando nos níveis de inconsciência. Vão se encontrar no meio do caminho dependendo do ponto de vista. Mas é show poder sacar que o que fizemos e não faríamos hoje, FOI FEITO com o grau de consciência devido. E o empurrãozinho da vida, vai mudando o caminho das pedras! Espero que para uma puta cachoeira, daquelas que a gente pode se supreender e ir subindo, subindo, subindo...
Beijosssssssssssssssss

Sem Cascas.blogspot.com disse...

Quem postou foi Maristela e não vitoria.
Who Knows como o nme da filha entrou nesse barato!
THE SECRET
BEIJOS SO!

Alexandre Magno disse...

Se não ensina a Verdade, então ensina a mentira. Se ensina a "minha verdade", então descobre a "verdade de cada um", e se existe "verdades", então pra ela não existe Verdade, e contenta-se com mentiras, adaptadas a cada um, que contenta-se justamente com o que quer ouvir. É muito mais fácil ficar com a mentira que me agrada!

soraya.magalhaes@gmail.com disse...

se não ensina a verdade então ensina a mentira?
só isso?
verdadeiro ou falso?
prova da segunda série?

Alexandre Magno disse...

Exatamente, se algo não é verdadeiro, então é falso. A pejoração não me intimidou.

soraya.magalhaes@gmail.com disse...

então vc é dos meus?
falso ou verdadeiro?
responda rapidinho sem pestanejar.

Alexandre Magno disse...

Se eu me unir completamente à Verdade, serei verdadeiro, é o que eu quero. Respondo pestanejando, por cautela e por direito: não sou perfeito, não sou verdadeiro ainda, mas posso vir a ser. Há coisas mais simples do que outras. Aliás, eu não conheço você, e talvez eu não conheça a mim mesmo; você não me conhece, e talvez não conheça a si mesma. Por eu não ser perfeito, não posso exigir que acate meus conceitos. Somos livres, de modo que até a Verdade não obriga sua adesão por nós. Acredito num conjunto de conceitos (acima alguns elementos desse conjunto); acredito que você e os outros também acreditam em conceitos.

Dessa vez eu falei em conjuntos: será que eu passei pra 3ª série?

soraya.magalhaes@gmail.com disse...

Alexandre,
a verdade absoluta é bastante perigosa. se vc encontrá-la por aí corre o risco de ser chamado de louco - pois só vc a conhecerá - ou pior, de ser louco fascista, já que tentará impor aos outros somente uma verdade.
não sei se vc passou prá terceira série. não sou professora e nem estou aqui prá te avaliar.
acho que a busca pela verdade é mais interessante que a verdade em si. e o que falei aqui foi só isso. de buscar, cada um, suas verdades. com ajuda mas sem guru.
é um exercício difícil. e pouca gente se atreve.
bóra?

Alexandre Magno disse...

Soraya,

Eu não disse que encontrarei a Verdade em plenitude durante esta peregrinação terrena. Pode acontecer, mas não espero assim, apesar de a buscar.

Não me importo de ser chamado de louco. Não entendo por que a associação com o fascismo.

Considerei o comentário sobre a série dessa vez mais apropriado, então vou corresponder: eu terminei o segundo grau e tenho noções de computação, mas isso não considero algo necessário para chegar a Verdade plena. Alguns "conhecimentos" podem ajudar, outros até atrapalhar.

Você pode achar e falar o que desejar. Eu também. Acredito que o fim seja a Verdade, e a busca, um meio de atingí-lo. Você já se perguntou se não está sendo uma guru? De vez em quando eu me pergunto se eu estou sendo um guru.

Obrigado pelo convite. Mas não quero o método que você oferece, até por que a finalidade dele conflita com conceitos nos quais acredito.

Como falei por e-mail (seu endereço do Gmail), cheguei a esta página por um desvio em uma pesquisa no Google.

soraya.magalhaes@gmail.com disse...

alexandre,
vc viu forrest gump? pois é. o cara sai correndo pelo mundo a fora e de repente um monte de gente o segue. essa, parece, não era a intenção dele.
como tb não é a minha ser guru.
então só posso responder por mim.
não gosto de gurus, pois eles impedem que façamos nosso próprio percurso.
agora se alguém toma o que falo como A VERDADE e resolve me seguir... isso, definitivamente, não é problema meu.
quanto ao convite que fiz, este continua de pé. o de buscar as verdades.
se é comigo ou não, isso é com vc.
Abraço e que interessante vc chegar aqui por acaso e querer colocar suas idéias.
isso é sincronicidade. não acaso.
já pensou em estudar filosofia ou teologia?
acho que vc iria gostar.