quarta-feira, 2 de maio de 2007

O QUE VOCÊ VAI SER QUANDO CRESCER?

Acordei hoje e já levei um susto prá levantar de vez.
Folheava o jornal, mais prá ver figura e começar a ajustar a visão do que prá saber o que tinha acontecido ontem, quando fui pega, assim, desavisada, desarmada, com a notícia de que Ivete Sangalo faz xixi de pé em trio elétrico.
Não. O que me chocou não foi o fato de alguém ter que fazer xixi em trio elétrico nessas condições, não. O que me chocou foi ela ser criticada por dizer isso. Onde já se viu, ídolo fazer xixi? Perguntava Artur Xexéo, indignadíssimo, no Globo.
Tem umas imagens meio inconcebíveis prá gente aceitar mesmo. Como ídolos, outra categoria que tem uso restrito no banheiro - só penteia os cabelos e se perfuma - e merece ser lembrada aqui no seu mês é a sua mãe. Ou sua MÃE, se preferir.
Esse negócio de fisiologia é pros mortais. Pros que sentem inveja, ciúme, mal humor, tpm, dor, tesão, amor 'doentio' ou não correspondido, e outras tantas mazelas que são só para meros seres humanos, feitos à imagem e semelhança de Deus- mas também nem tanto assim...
Xexéo afirma que o tempo dos ídolos está cada vez menor não é a toa; mesmo contrariando a estatística do crescente número de louras atualmente, as quais passavam as manhãs da infância inteirinhas acompanhadas da Xuxa na tv, e somavam ao slogan da Barbie sua verdade mais absoluta: "Tudo o que você quer ser quando crescer".
Admirar ídolos, querer ser como eles, imitá-los e se deixar influenciar não é pecado algum. Que fique bem claro. Mas é que às vezes a gente exige tanto deles...
Reconhecer que o pai não é o Super-homem, e que a mãe não é a Virgem Maria não é mesmo prá qualquer um, não. Aceitar que o objeto do nosso amor não é um ser perfeito, sempre à mão, imaculado, é tarefa para poucos no mundo.
Talvez isso explique a decepção de Xexéo, em ver que alguém tido como exemplo faz essas coisas extravagantes que só os humandos podem.
Fica uma dúvida aqui quanto às formas de amar. Afinal, ama-se o que o outro é? Ou ama-se o que eu espero que ele seja?
Claro que todo mundo quer ser amado. Mas vai dar um trabalho danado agradar tanto prá conseguir essa proeza, se nós não aceitarmos essas qualidades "muito gente", muito "pessoa humana" que todos carregamos.


Essa é meu ídolo.
Tomava pico na veia e apanhava do seu amado. Mas não tinha prá ninguém quando ela abria a boca e soltava a alma na voz.

10 comentários:

Ana Claudia disse...

Ama-se o que eu espero que ele seja.... é assim e não tem jeito, vc cria uma image do tal ídolo e aí de quem disser ao contrário!!! E pior q isso nem acaba sendo só para os ídolos, infelizmente... Cada um cria a sua verdade e assim vai. E arrasou no ídolo, hein?! Billie Holiday tem uma voz de apaixonar!! Tô adorando o blog.
Beijão

rodrigo de jesus disse...

maestrina da intuição, livre das amarras técnicas, viveu o jogo musical derivado da alma, da espontaneidade , do coração........mas não se iludam tinha um domínio técnico ligado ao jazz fantástico, e dominava as questões do tempo-espaço e quadratura como ninguém, coisa que sinto falta nas interpretes dos dias atuais!!bjuss e parabéns pela iniciativa!!!

Paulo Nideck disse...

A gente sempre ama a idéia do outro, não tem jeito!

Adorei, também sou contra ídolos fazendo xixi, só aceito os ídolos que são super-humanos. Para ser ídolo tem que ser direito. Exijo mesmo! rs

soraya.magalhaes@gmail.com disse...

não sei ainda se super humanos são humanos ao extremo, 'dicumforça', ou se são além do humano.

Joana Mureb disse...

não sou tão boa nas palavras...mas li o Xexéo hj tbem e achei meio forçado ela ter falado do xixi, não pelo momento ídolo, mas pelo momento mulher! Eu prefiro me preservar - é claro que a traseira dos carros no carnaval é ienvitável, mas ninguém precisa saber disso.Muito menos na Hebe!!!
Enfim...

soraya.magalhaes@gmail.com disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
soraya.magalhaes@gmail.com disse...

aceitar o outro como ele é. tá aí um desafio GRANDE!!!

Felipe Rangel disse...

Eu fiquei meio "em choque" ao ler a notícia...
Claro que não foi pelo fato de descobrir "que a Ivete Sangalo faz xixi" (além da outra necessidade fisiológica- cocô- que já sabia qe ela fazia) e muito menos que o faz em pé.
Fiquei, na verdade, atordoado-ok, nem tanto, acho que foi mais um sentimento de What porra is that?!- com a futilidade(do comentário) e importância dada a isso pelo querido (pelos seus 17 leitores) Artur Xexéo.
Se começarmos a dissertar sobre isso, alguém vai gritar do fundo da sala que seria a solução pra tão falada inveja do pênis.
É, quem sabe...
Mas e a atitude de Xexéo, seria o que?
Porra nenhuma.Exatamente.
Não chega nem aos pés de papo de comadre(colocar sentido duplo aqui, lembrando que "comadre" é um do nomes daqueles horrendos urinóis), é pior do que deixar um espaço em branco no lugar de sua coluna...
Não sei se me fiz claro, mas-continuando no diapasão BANHEIRO- é como tentar convencer alguém que tenha nojo de rolo de papel higiênico intacto, de que aquilo não fede nem cheira.


ps:Alguém com alcunha de Xexéo, só podia comentar coisas assim, né?Neste ramo ginecológico...Com o perdão do trocadalho.

Anônimo disse...

ama-se o outro ou o que eu espero que ele seja?Acho que o eu espero que ele seja mas voce arrumou uma interrogação para o resto da semana na minha cabeça...Nada melhor do que rever certos conceitos e atitudes..

Unknown disse...

O que se vê num ídolo, ou num anti-ídolo? Aquilo que se é, projetado no outro. Todos temos uma vaga noção de sermos o ser mais importante do mundo, mas quando conscientemente negamos isso, projetamos lá para fora, nos ídolos que fabricamos, a santidade, a importância, a boa-fama, a riqueza, e a felicidade, nossas por definição. Da mesma forma que odiamos nossos inimigos por aquilo que odiamos em nós mesmos. Não tem jeito.
Não é à-toa que Maria, mãe de Jesus, virou uma Super-Hiper Mãe, quer dizer a própria Mãe de Deus, em carne e osso, e para isso, se conservou virgem, mesmo depois de casada, para que fosse, de forma substituta, a "perfeição" de Mãe para todos nós.
Moema Galvão