terça-feira, 21 de agosto de 2007

ORA BOLAS, VÁ FAZER TERAPIA


Chega a ser cômico como não existe ofensa maior do que mandar alguém fazer terapia.
Pode xingar a mãe, mandar tomar não sei o quê não sei aonde, sugerir uma viagem pela TAM, coabitação com a sogra,...
Mas bastou falar em terapia que a casa cai, o circo pega fogo, e vem logo o rebate, meio infantil, quase chamando o irmão mais velho prá bater:
"Vai você que tá mais acostumado!"
E começa uma discussão longa meio querendo dizer "quem tem problemas é você, não eu"
Mas eu pergunto aqui, chamando prá briga, se é realmente possível nesse mundo alguém não ter problemas.
Claro, o problema é sempre do outro. Todo mundo sabe disso. Mas já que a gente tem que conviver...
Parece haver um certo temor em mexer no que está há tanto tempo 'adormecido', abafado, trancado à sete chaves lá nas profundezas do porão mais secreto. Mas o que será que tem nessa caixinha que assusta tanto?
O Ferenczi, psicanalista vastamente elogiado por Freud, sublinhou um detalhe importante em sua clínica sobre esses segredos e repressões mantidos à todo custo. É que ele reparou que, muitas vezes, o medo de se mexer no que está guardado fica tão grande, tão cheio de julgamento, como se ao fazer terapia soltasse todo o mal, e os mosntros seguiriam desgovernados, agora libertos, massacrando a humanidade.
Mas ele percebeu, com sua sensibilidade mais que apurada,que os pacientes acabavam prendendo ali, também, no meio de tudo, sentimentos altamente positivos como a ternura, o afeto, o carinho, e até o amor.
Então prá fugir das coisas 'ruins', eles acabavam negando a existência das 'boas'.
E isso é vantagem?
SE você acha que sim, só tenho uma coisa a dizer:
Oras, vem fazer terapia!!!

Foto Por Luiz,"São Paulo's Eyes .Flickr"

8 comentários:

Unknown disse...

Eu acredito que terapia é muito bom, e ajuda as pessoas a conviver com os problemas. Seria tão bom se todos fizessemos terapia, talvez a vida seria mais leve.

Anônimo disse...

Desculpaê, Soraya, mas este post me dá a impressão de que espiar, bisbilhotar, meter o nariz, brincar, acenar, qualquer coisa do gênero, é morder a isca da terapeuta: "Oras, vem fazer terapia!!!" E olha que se abre com "ORA BOLAS, VÁ FAZER TERAPIA", que promete um bom causo, mas, não, não é um bom causo.

soraya.magalhaes@gmail.com disse...

mordeu mesmo heim?
não falei que ofendia???
eu avisei desde o início. quando falo "vem, é com você mesmo que estou falando" há um incômodo né?
então começa logo ué.

Anônimo disse...

Concordo, é realmente impossível "nesse mundo alguém não ter problemas". Tanto que bilhões de chineses (orientais, de maneira geral) começam a descobrir Freud e a desconfiar de Confúcio e Laozi. Vide Mo Yan et alii. Parece que é mais ou menos a mesma coisa no mundo árabe: "O mal-estar na civilização" torna-se um livro essencial nas madrasa -- 200 milhões de pessoas no mundo árabe? Para não falar na África, em que pese todas as guerras e misérias. Falo do mundo não ocidental e não-ocidentalizado(como as Américas e Austrália). Então, começo a compreender melhor esse "então começa logo ué", verdadeiro chamado xamanístico -- se você me permite a brincadeira.

Luiz disse...

Ficou legal a foto!!!

Eu também sou psicólogo.Trabalho na área de neurociências e terapia cognitivo-comportamental.

Dentre os teóricos gosto de Jung e Winnicott...

Tata Magnago disse...

eu quero, concordo, preciso, só não tenho dinheiro...no momento é mais barata a cachaça, mas também não adianta nada!

soraya.magalhaes@gmail.com disse...

ué Luiz Paulo,
mas o Winnicott e o Jung, além de teóricos, eram clínicos também.
E psicanalistas.

Anônimo disse...

Esse texto deu 'pano pra manga, heim?!
Show!!!!
Chamar às claras pra terapia é o trunfo da boa terapeuta que escreve esse blog. Faz e gosta do que faz, mandando ver nos questionamentos. Ciências é isso: movimento, chamado pra dança e como dizia nosso amogo Nietzsche:..."eu só acredito num Deus que saiba dançar."
obs: pra moça lá embaixo: tem grupos de terapeutas que atendem por preços bastante negociáveis. Eu já recorri a eles muitas vezes.
Agora eu vou pra Soraya! Me aguarde!
Beijos